quinta-feira, 8 de julho de 2010

BRASIL CRESCERÁ 7,1%

O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou nesta quinta-feira (8) a previsão de crescimento econômico global em 2010, citando robusta expansão na Ásia e renovada demanda privada nos Estados Unidos, mas alertou que a crise de dívida da zona do euro é um grande risco à recuperação.

O prognóstico mundial foi revisado para 4,6%, ante o cenário feito em abril de 4,2%. A previsão para a expansão global em 2011 foi mantida em 4,3%.

As maiores revisões para cima foram para as economias emergentes. O prognóstico para o crescimento do Brasil em 2010 foi elevado em 1,6 ponto percentual, para 7,1%, e para 2011 aumentou em 0,1 ponto, para 4,2%. O FMI também revisou o cenário para a China, para avanço de 10,5% neste ano, ante visão anterior de 10%.

Zona do euro

O Fundo manteve sua previsão para o crescimento da zona do euro neste ano em 1%, mas reduziu a projeção para 2011 em 0,2 ponto, para 1,3%.

"O que aconteceu na Europa deve desacelerar o caminho para a recuperação em relação ao que podia ter acontecido, mas eu acho que as chances de recaída na recessão são muito pequenas, como você sabe, nós estamos prevendo um crescimento bem forte para a economia global neste ano", disse Olivier Blanchard, economista-chefe do FMI.

O FMI reduziu as projeções de crescimento em 2011 para Grã-Bretanha, Canadá, zona do euro, economias emergentes e Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário