quarta-feira, 7 de julho de 2010

EDUCAÇÃO DE BARBOSA FERRAZ É EXEMPLO PARA O BRASIL


A educação de Barbosa Ferraz tem mostrado evolução nos últimos anos e prova disse é a divulgação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que é a "nota" do ensino básico no país. Numa escala que vai de 0 a 10, o MEC (Ministério da Educação) fixou a média 6, como objetivo para o país a ser alcançado até 2021. Barbosa Ferraz está entre os 20 melhores do Estado com nota 5,3, bem próximo da meta que estava prevista para 2015 (5,4).


Os números de Barbosa Ferraz superam as médias nacional (4,6) e a do Sul do País (5,1) e fica a um décimo da média estadual (5,4) A evolução fica ainda pode ser vista nos três índices divulgados até agora. Em 2005, o município tinha nota 4,1, passando para 4,9 em 2007 e na última avaliação chegou a 5,3. As três escolas municipais avaliadas apresentaram evolução e atingiram ou ultrapassaram as metas estabelecidas para o ano passado. A escola Cecília Meireles tem a nora mais próxima do considerado ideal: 5,9. A escola Jacira Peternelli alcançou nota 5,4. Já a Escola Ulisses Guimarães que passou a ser avaliada em 2007, tem nota 4,7.


O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar (ou seja, com informações enviadas pelas escolas e redes), e médias de desempenho nas avaliações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Saeb – para os Estados e o Distrito Federal, e a Prova Brasil – para os municípios.


Criado em 2007, o Ideb serve tanto como diagnóstico da qualidade do ensino brasileiro, como baliza para as políticas de distribuição de recursos (financeiros, tecnológicos e pedagógicos) do MEC. Se uma rede municipal, por exemplo, obtiver uma nota muito ruim, ela terá prioridade de recursos. O índice é divulgado a cada dois anos.


O objetivo do MEC é que o Brasil atinja nota 6 nas avaliações de 2021 - as notas serão divulgadas em 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil. Chegou-se a esse número com base na média das notas de proficiência dos países desenvolvidos da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), uma organização internacional e intergovernamental que agrupa os países mais industrializados da economia do mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário