quarta-feira, 7 de julho de 2010

PRIMEIRO CREMATÓRIO DO NORTE DO PARANÁ

Instalação de crematório terá 2 mil metros quadrados. Foto: Divulgação

O Sistema Prever espera instalar no prazo de 60 dias em Maringá o primeiro crematório da região noroeste do estado, que será localizado nas dependências do Cemitério Parque. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) já liberou a instalação do crematório, mas falta a autorização de funcionamento.

Segundo o diretor da empresa, Reginaldo Czezacki, o projeto está na fase final, mas é preciso fazer testes que especialistas americanos virão esse mês para realizar. ”Estamos na fase final de instalação do forno crematório, devemos iniciar os testes junto ao Instituto Ambiental do Paraná, pra testes de queima. Esses testes são importantes para que não tenha nenhum contato e que não saia gás, e que o forno tenha total condição de funcionamento.” diz.

O teste será feito com carnes de animais, que serão queimados pra poder avaliar as condições do forno. Ele é feito com três câmeras que são queimados e a própria fumaça é queimada. ”E não tem nenhuma saída de cheiro, gás ou fumaça”. Informou Czezacki.

A previsão é de que a abertura do crematório para uso seja no início de novembro, porém a partir de agosto ou setembro já deve estar em funcionamento. O espaço utilizado será de 2 mil metros quadrados de construção. O empreendimento terá uma sala de cerimonial, com capacidade de 300 lugares. O anfiteatro será um lugar de despedidas, afirmou Czezacki.

Cerca de cinco pessoas de Maringá e região são levadas para Curitiba para serem cremadas(por mês?). O custo? da cremação é ecologicamente correto e não tem o risco de contaminação do solo e financeiramente mais barato. Com essa instalação a população de Maringá e região deve se beneficiar, pois não precisará se deslocar até Curitiba para que o último desejo seja realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário