quinta-feira, 27 de maio de 2010

ATREVA-SE A MUDAR!

‘Mudar sim, mas reconhecer a mudança. Preciso ser coerente com o direito que tenho de mudar’. (Paulo Freire)

Já dizia Heráclito que ‘nada é permanente, salvo a mudança’. Entretanto, colocar este pensamento em prática é tarefa difícil. Encarar o desconhecido e se adaptar a novas mudanças é o único caminho para reverter qualquer quadro que esteja lhe causando insatisfação.
O livro Atreva-se a Mudar! de Alessandra Assad, lançado pela editora Resultado, mostra que mudanças e aprendizados andam juntos. Por este motivo, é preciso aceitá-los. “Esse pode ser o grande diferencial para você chegar ao sucesso que tanto almeja”, escreve a autora.
É comum conhecer pessoas que costumam se acomodar ou se estagnar diante da rota do desenvolvimento. Tudo na vida é constante e preferir não mudar, mantendo-se na zona de conforto, pode ser perigoso. “Realizações sadias e significativas exigem que você dê um passo além. Não se permita ficar muito confortável, afinal um período de desconforto é muito melhor do que uma vida inteira de olhar desolador ao passado”, orienta Alessandra.
Mas já que ficar no conformismo é contrário ao processo de evolução, então o que é preciso fazer para mudar? Como identificar o momento ideal para se fazer mudanças e o que fazer para que as ações gerem resultados positivos? A autora do livro orienta que: “Você pode começar com um pequeno exercício. As respostas para as perguntas sugeridas servirão de bússola e poderão dar um rumo para o início dos trabalhos”.
Confira cinco questões citadas pela autora. Suas respostas devem ser utilizadas para delinear as mudanças que pretende realizar:
1 – Identifique e contate a necessidade de mudar.
2 – Defina uma mudança que satisfaça a necessidade e esteja alinhada claramente com a sua missão.
3 – Identifique os impactos que a mudança causará.
4 – Planeje as ações e como elas serão efetuadas.
5 – Programe e consolide as mudanças.
Na maioria das vezes, mudar é difícil em função da resistência que as pessoas possuem em relação ao fator mudança. Se você já se encontrou nesta situação, o livro é uma excelente dica para você praticar a leitura e ainda adquirir novas ferramentas para lidar com as mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário