segunda-feira, 10 de maio de 2010

Postado em 06/05/2010 por Redaçao Instituto Voce

Saia do papel de vítima e entre em ação. Apesar de cada pessoa encarar os desafios de uma maneira peculiar, algumas ferramentas podem lhe ajudar a solucionar problemas com mais rapidez.

A dimensão de cada problema é calculada a partir do ponto fraco de uma pessoa: dificuldade financeira que para uns é o fim do mundo, para outros o não é tão grave assim, porque sua dificuldade se encontra mesmo, nas questões familiares. Da mesma forma que cada ser humano valoriza princípios diferentes, o mesmo ocorre com os problemas.

Independente do peso que cada situação oferece para uma pessoa, não existe uma receita a ser seguida para vencer os desafios. O que funciona para você, pode não ser uma boa estratégia para seu amigo. Entretanto, algumas atitudes, comum a qualquer pessoa, pode fazer a diferença na hora de encontrar as melhores soluções:

- Antes de tudo, o primeiro passo é reconhecer a existência de um problema, para depois pensar em resolvê-lo. Não adianta se revoltar ou querer relutar diante de uma situação, aceite os problemas da maneira que eles se apresentarem. Quando você deixa de resistir, consegue aumentar seu nível de energia que estava sendo desperdiçada neste processo.

- Faça uma análise e se pergunte ‘o que pode acontecer de mais grave nessa situação?’ Sua resposta será de grande valia para que você coloque o problema em sua devida proporção. O que é comum acontecer é sofrermos por antecedência e colocar a dificuldade na escala do gravíssimo.

- Ao invés de se apavorar e perder noites de sono, defina possíveis soluções sem perder tempo para entrar em ação. Albert Einstein frequentemente dizia que é impossível encontrar a solução de um problema com o mesmo padrão de pensamento em que a pessoa estava quando o problema surgiu. Por isso, renove sua mente!

- Procure se informar a respeito da situação que enfrenta. Quando dominamos um assunto, sentimentos como medo e ansiedade diminuem, afinal, a mente trabalha com as informações que ela possui. Busque o diálogo e o relacionamento com pessoas de confiança que tenham superado problemas desta mesma natureza. Embora cada ser humano seja único, é sempre possível retirar aprendizado através de novas experiências.

- Seja flexível e não queira estar o tempo todo com 100% da razão. Pare de fazer julgamentos e aceite outras possibilidades, pois a fato de querer estar sempre certo, afasta as respostas que estão no seu caminho.

- Aja de forma estratégica. Divida o problema em pequenos desafios e vença cada um em sua respectiva etapa. A princípio o problema pode parecer insolúvel ou fora do seu alcance, mas se mantiver disposição, foco e muita coragem, conseguirá se manter no caminho dos desafios sem se abater pelas dificuldades.

Jamais se esqueça de cultivar a gratidão. Aprecie e valorize o aprendizado que cada problema lhe oferece. Em vez de reclamar ou sentir-se vitima da situação, aproveite a oportunidade de crescimento que apareceu em seu caminho.

“Viver é enfrentar um problema atrás do outro. O modo como você o encara é que faz a diferença”. (Benjamin Franklin)

“A felicidade não se resume na ausência de problemas, mas sim na sua capacidade de lidar com eles”. (Albert Einstein)

“Quando penso no universo: sua complexidade e imensidão, penso nos meus problemas e no quão pequenos eles são”. (Clarice Pacheco)

“Nada é permanente nesse mundo cruel. Nem mesmo os nossos problemas”. (Charles Chaplin)

Nenhum comentário:

Postar um comentário