sábado, 15 de maio de 2010

O VALOR DE UM APERTO DE MÃO

O aperto de mão certo é poderoso: ajuda a agarrar aquele emprego, efetua a tão sonhada venda e fecha com vigor seus negócios. Além disso, transmite confiança e fortalece seus relacionamentos. O que está esperando para estender sua mão?

Como você cumprimenta as pessoas? O cumprimento é uma saudação amigável entre duas pessoas, geralmente com algum gesto ou fala. O aperto de mão, uma tradicional expressão, está entre os gestos mais utilizados e faz parte da nossa vida desde o começo das civilizações. Apesar de ter surgido da necessidade de comprovar que a pessoa que você encontrasse não estava carregando armas, hoje se tornou um componente indispensável, principalmente no mundo dos negócios.
Pode parecer que não, mas dependendo da forma que um simples aperto de mão é efetuado, pode tanto favorecer, quanto arruinar um negócio, uma entrevista de emprego, uma venda, entre outros. O ato de cumprimentar uma pessoa com um sincero aperto de mão, transmite confiança, melhora o ambiente, além de construir e fortalecer relacionamentos. Estudos comprovaram que uma pessoa lembra muito mais de um indivíduo que aperta sua mão, que aqueles que não o fazem.
Você sabia que quando um novo encontro acontece, o relacionamento se estabelece durante os primeiros segundos da comunicação? Por ser decisivo, é importante valorizar sua maneira de saudar a outra pessoa. O aperto de mão é ideal e quem faz uso do gesto, sempre acerta quando o assunto é educação e carisma. Certamente você já recebeu um aperto de mão receioso, sem energia e sabe que infelizmente muitos profissionais ainda não descobriram que existem maneiras certas e erradas de apertar as mãos.
Para transformar esta experiência em algo agradável e que lhe renda bons frutos, ao se aproximar de alguém estenda seu braço direito e com o polegar para cima. Travem as mãos – a junta do seu polegar deve ficar com a junta do polegar do outro. Segure firmemente a mão da outra pessoa, mas é claro sem exageros. Balance a mão para cima e para baixo no máximo três vezes, olhe nos olhos e então, solte-a.
Não existe receita pronta para apertar as mãos de alguém, mas aplicando estas características simples ao seu cumprimento, estará no caminho certo. Vale ressaltar que o fato de apertar a mão em si faz diferença, entretanto, é apenas um item - de uma poderosa caixa de ferramentas - a ser utilizado no mundo dos negócios.
Dê atenção aos pequenos detalhes. Valorize seus encontros e todas as pessoas que estão a sua volta. Utilize um aperto de mão adequado e boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário